A acupuntura veterinária é uma técnica fundamental para promover mais qualidade de vida e longevidade para os animais.
A acupuntura veterinária é uma técnica fundamental para promover mais qualidade de vida e longevidade para os animais.

Acupuntura

O Hospital Veterinário Popular Itaquera conta com o atendimento de especialistas em acupuntura para cães e gatos. A equipe é formada por veterinários especializados e qualificados para atender qualquer tipo de indicação para acupuntura no controle de dor crônica ou aguda, além de outras enfermidades metabólicas de caráter crônico ou mesmo recuperação pós-operatória.

Estrutura do hospital

A unidade do Hospital Veterinário Popular Itaquera conta com consultório para acupuntura que será indicada como medicina complementar integrativa no auxílio e tratamento de diferentes enfermidades. Uma das principais indicações da acupuntura é o manejo e controle de dor ortopédica ou pós-cirúrgica. Para um melhor aproveitamento e resultado da terapia, o diagnóstico correto é essencial. Tendo isso como premissa, exames de imagem como radiografias e tomografias, além de exames de sangue que poderão ser solicitados. Como terapia complementar, a acupuntura trabalha sempre em conjunto com um clínico geral ou mesmo com outros especialistas, fazendo parte de uma estrutura multidisciplinar visando oferecer qualidade de vida para o paciente e comodidade para o tutor, que poderá encontrar todas os serviços e profissionais em um mesmo lugar.

Sintomas

Muitos são os sintomas relacionados às doenças que necessitam de atendimento de acupuntura.  Animais senis com dificuldade de locomoção, animal com dores articulares, dores em coluna, com câncer, obesos e com dificuldade de locomoção, muito ansiosos, estressados, em recuperação pós cirúrgicos, com convulsões ou epilepsia, com alterações cognitivas e de comportamento e que necessitam de equilíbrio sistêmico entre outros.

Doenças mais comuns

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) engloba um conjunto de técnicas que vai da Acupuntura até a moxabustão, eletroacupuntura, laserpuntura, passando pela fitoterapia chinesa, dietética e até na mudança ambiental e manejo do paciente.  As doenças mais comuns que necessitam de acupuntura, são aquelas relacionados ao aparelho locomotor.

Muitas vezes a acupuntura é realizada associada a fisioterapia.  Hérnia de disco, bicos de papagaio, displasias coxofemorais, displasia de cotovelo artrose, artrite, síndrome cognitiva do cão senil, tumores, dores crônicas ou dores agudas e pós trauma têm indicação de acupuntura. Animais que sofreram cirurgias ortopédicas com colocação de pinos, placa ou fixadores externos, com imobilizações por longo período ou por limitações que levam a atrofias musculares também podem se beneficiar da acupuntura. Pacientes com doenças degenerativas ou neurológicas como paralisias também necessitam de acupuntura e reabilitação.

Além disso a acupuntura pode auxiliar na recuperação de animais internados ou na UTI (unidade de tratamento intensivo) – pacientes estes, que após longos períodos doentes ou em recuperação de procedimentos diversos ou mesmo muito tempo deitados, necessitam de auxílio na reabilitação física, controle de dor e recuperação de musculatura atrofiadas pelo desuso. A facilidade de ser realizado no mesmo local, vai proporcionar ao paciente rapidez e segurança nos diagnósticos e ao tutor conforto e praticidade.

Exames

A consulta com o especialista em acupuntura é necessária para uma primeira avaliação e possível diagnóstico, além de sugerirem a realização de alguns exames complementares. Normalmente seguido do exame físico e da avaliação do paciente, o especialista já tem como direcioná-lo para os exames mais indicados, entre eles, radiografias, tomografias, os exames de sangue complementares como dosagens hormonais, hemogramas e bioquímicos sanguíneos, ou mesmo encaminhar para alguma outra especialidade que auxiliará na recuperação do paciente.

Tratamentos

O tratamento complementar e integrativo de acupuntura geralmente é realizado em sessões que podem acontecer a cada dois ou três dias ou semanalmente, dependendo do diagnóstico e da indicação do especialista.

O mais comum é a adoção de pacotes de sessões de acupuntura que envolvem várias sessões e vários exercícios que se completam e que levam a recuperação do paciente e ao alívio de dores crônicas decorrentes de atrofias ou mesmo da idade. Como a indicação geralmente se faz para animais em idades mais avançadas, normalmente o que acontece é o uso da terapia com acupuntura em sessões espaçadas pelo tempo necessário ao paciente, sempre procurando conforto, bem-estar e qualidade de vida.

Entre em contato e agende uma consulta