Doenças de pele em cães e gatos podem ser causadas por vários fatores, como contato com produtos químicos, intoxicação alimentar, parasitas entre outros.
Doenças de pele em cães e gatos podem ser causadas por vários fatores, como contato com produtos químicos, intoxicação alimentar, parasitas entre outros.

Dermatologia

Todas as unidades do Hospital Veterinário Popular Itaquera contam com o atendimento de especialistas em dermatologia de cães e gatos. A equipe é formada por veterinários especialistas e qualificados para atender qualquer tipo alteração dermatológica e suas complicações.

Estrutura do hospital

O Hospital Veterinário Popular Itaquera tem uma grande estrutura de diagnóstico dermatológico com: exames auxiliares, clínicos gerais, intensivistas, internação, crio cirurgias, lavagens de ouvidos, coletas de biópsias, raspados de pele, entre outros, que proporcionam rapidez, segurança, conforto e praticidade ao paciente e tutor.

Sintomas

Muitos são os sintomas relacionados às doenças dermatológicas e o acompanhamento especializado é importante para um diagnóstico preciso e tratamento correto. Dentre os principais sintomas, podemos citar os quadros de coceira generalizada, alergias, piodermites e infecções de pele, feridas de pele, descamação e seborreia, caspas, queda de pelo generalizada, queda de pelos em tufos, alopecia, vermelhidão da pele e dos ouvidos, dor de ouvido, infecção de ouvido, tumores de pele, nódulos de pele, bolhas na pele, micoses, infecções por parasitas como pulgas, carrapatos, piolhos…

Os cães e gatos podem apresentar uma série de sinais clínicos relacionados ao sistema dermatológico dependendo da raça e idade. Algumas raças têm mais predisposição para doenças congênitas e genéticas e predisposição maior para alergias dentre elas: West White Highland Terrier, Cocker Spaniel, Pug, Schnauzer, Spitz Alemão e Dachshund.

Doenças mais comuns

As doenças dermatológicas mais comuns envolvem: alergias alimentares, alergias a picadas de pulga, alergia de contato, pênfigos, lúpus, farmacodermias, doenças hormonais que levam a alterações de pelo e pele (hipotireoidismo, alopecia X, alopecias hormonais reprodutivas), atopia, sarna demodécica ou sarna negra, escabiose, micoses, fungos, alergia a picada de insetos, tumores de pele, carcinoma solar , ulcera eosinofilia, otite externa, otite interna, otite bacteriana, otite fúngica, otite alérgica, otite ceruminosa, estenose de ouvido, dermatite interdigital, dermatite de dobra, dermatite perianal, fistula perianal, flegmao. entre outras.

Em animais jovens, a incidência maior é de alergias causadas por picadas (pulgas, carrapatos, piolhos e pernilongos)  e de doenças causadas por infecções de pele (bactérias, fungos, sarnas etc). Já em animais adultos o que encontramos são as doenças do imunomediadas como pênfigos, lúpus além das alergias adquiridas como aotpia (tendência hereditária a desenvolver manifestações alérgicas ), alergia alimentar, dermatopatias hormonais, nódulos cutâneos, carcinomas de pele, melanomas entre outros.

Nos animais idosos observamos a progressão das doenças crônicas e perda da qualidade da pelagem e da pele. Nessa fase o acompanhamento regular do paciente torna-se essencial para manter a qualidade de vida e aumentar a longevidade.

Exames

A consulta com o especialista em dermatologia é necessária para primeira avaliação, diagnóstico e realização de exames. Normalmente seguido do exame físico e da avaliação da pele e da pelagem, o especialista já direciona o paciente para os exames mais indicados, entre eles: raspados de pele, citologia de pele, cultura de pele e pelo para bactérias e para fungos, biopsias de pele, testes alérgicos, testes de restrição alimentar, exames de sangue para dosagens hormonais, avaliação dos ouvidos com o otoscopia ou videotoscopia e exame de Lâmpada de Wood.

Tratamentos

O tratamento depende do diagnóstico, que pode ser: controle de parasitas como pulgas e carrapatos; tratamentos para sarnas; antibiótico para piodermites; antifúngicos; antialérgicos; remoção de nódulos por cirurgia; reposição hormonal; restrição alimentar;  mudanças na dieta, e na maioria das vezes. o animal precisará de acompanhamento constante.

Encaminhamentos externos

Atendemos encaminhamento de veterinários externos para consultas e exames complementares.

Atendimento:

As consultas com especialistas são com hora marcada e todas unidades atendem a especialidade de dermatologia. Entre em contato com a unidade que deseja o atendimento para verificar disponibilidade de agenda.

Entre em contato e agende uma consulta