Para o apoio diagnóstico da especialidade, a equipe conta com exames laboratoriais diferenciados, além da endoscopia e colonoscopia.
Para o apoio diagnóstico da especialidade, a equipe conta com exames laboratoriais diferenciados, além da endoscopia e colonoscopia.

Gastroenterologia

Todas as unidades do Hospital Veterinário Popular Itaquera contam com o atendimento de especialistas em gastroenterologia de cães e gatos. A equipe é formada por veterinários especializados e qualificados para atender qualquer tipo orientação de doenças gastroentéricas e digestivas para manutenção da saúde e controle dos sintomas.

Estrutura do hospital

As unidades do Hospital Veterinário Popular Itaquera tem atendimento em gastroenterologia auxiliado por uma completa estrutura de exames complementares para a identificação das principais doenças que envolvem o trato digestivo quer seja através de exames de sangue, de exames de ultrassonografias, radiografias, tomografias, testes de alergias, internação para suporte e medicação e mesmo UTI para os pacientes críticos.

Sintomas

Muitos são os sintomas relacionados às doenças gastrointestinais: vômitos, regurgitações, refluxo, gastrite, disfagia e engasgos ao se alimentar e beber água, seletividade alimentar, anorexia, diarreia, borborigmos intestinais, gazes intestinais, flatulência, perda de peso, apatia, prostração, intolerância alimentar, dores abdominais, cólicas, constipação, disquezia e tenesmo, incontinência fecal, hemorragia intestinal, salivação, má qualidade de pelo e pelagem, ascite (liquido em abdome), entre outros.

Doenças mais comuns

Existem várias doenças que necessitam de orientação e apoio do Médico Veterinário especialista em gastroenterologia, teoricamente todas as doenças relacionadas ao sistema digestivo e órgão anexos, podem ter indicação de passar com o gastroenterologista. Doenças periodontais, regurgitação, megaesôfago, gastrite, refluxo gastresofágico, duodenite, tiflite, colite, pancreatite, hepatite, insuficiência pancreática exócrina, cirrose, linfangiectasia, doença inflamatória intestinal, intolerância alimentar, torção gástrica, obesidade, diabetes entre outras. Nos animais mais jovens, as doenças gastrointestinais causadas por vírus e parasitas intestinais ou mesmo adaptação a dietas para controle de diarreias crônicas são comuns. Nos animais adultos, geralmente encontramos as inflamações em todo trato gastrointestinal,  que resulta em intolerância alimentar levando a cólicas, vômitos e diarreias intermitentes ou crônicas. Também observamos a presença de processos neoplásicos e tumores que requerem remoção cirúrgica e depois adaptação de dieta e manejo alimentar associados ao uso de medicamentos. Doenças relacionadas ao fígado e pâncreas também são tratadas pelo médico especialista em gastroenterologia e normalmente requerem acompanhamento por longos períodos ou por toda a vida do paciente.

Exames

A consulta com o especialista em gastroenterologia é necessária quando o tutor ou o veterinário clínico identificam problemas digestivos, geralmente de caráter crônico (longa duração). Exames de ultrassom, radiografias, exames de fezes, coproparasitológico, coprofuncional, Snapp de giárdia, PCRs para diarreias crônicas em cães e gatos, tomografia, exames de sangue e dosagens hormonais, são necessários no auxílio do diagnóstico das principais doenças envolvendo o trato gastrointestinal. O Hospital Veterinário Popular Itaquera faz tudo isso em um só lugar.

Tratamentos

A orientação nutricional também faz parte do tratamento das doenças gastrointestinais, além disso, correções cirúrgicas como no caso de hérnias gastresofágicas, torções gástricas, manejo alimentar como no caso de megaesôfagos, uso de antidiarreicos, protetores gástricos, anti eméticos, fluido terapia, vermífugos antibióticos, suplementos como no caso de insuficiência pancreática exócrina, dietas especiais, anti-inflamatórios e imunossupressores farão parte da rotina do paciente com problemas gastrointestinais.

Encaminhamentos externos

Atendemos encaminhamento de veterinários externos para consultas e exames complementares.

Atendimento:

As consultas com especialistas são com hora marcada e todas unidades atendem a especialidade de gastroenterologia. Entre em contato com a unidade que deseja o atendimento para verificar disponibilidade de agenda.

Entre em contato e agende uma consulta