• Nossa Localização
    Rua Fontoura Xavier, 849 São Paulo
  • Telefone
    (11) 2079-1100

Exercitando o seu cachorro no verão

Dog

Exercitando o seu cachorro no verão

Exercitar seu cão no verão requer alguns cuidados especiais. Conheça algumas dicas que farão seu pet se divertir muito sem colocar sua saúde ou bem-estar em risco.

Levar bastante água

Sempre leve água suficiente para que seu cão possa beber à vontade durante o exercício.

 

Horário dos exercícios

Evite praticar exercícios com o seu cão nos horários de muito calor. Se possível, deixe a atividade física mais para a começo da manhã, até no máximo 10 horas e no período da tarde a partir das 4 da tarde. Porém se você julgar que aquele dia está quente o suficiente para não levar o seu cão para passear, pratique brincadeiras dentro de casa para drenar a energia do pet ou faça o passeio no período da noite. Se a temperatura estiver acima dos 30 graus, é melhor estar em um local mais refrescado (como um ar condicionado).

O horário indicado é interessante quando analisamos os coyotes e lobos que na selva caçam no começo da manhã ou no fim da tarde para evitar o calor.

Sombra

Garanta que o seu cachorro terá um lugar com sombra para descansar do calor e recuperar o fôlego do exercício. Nada de deixá-lo amarrado no sol! Deixo respirar tranquilamente na sombra.

Chão quente

Como na selva não há asfalto nem pavimentos, os cães não são acostumados a andar no chão quente. No verão, o chão pode chegar a temperaturas bem elevadas, por isso, tente caminhar com seu cachorro em outras superfícies, como gramados. É interessante investir em botinhas específicas para cães que protegerão as almofadas da pata de se queimarem.

Cães pequenos podem se prejudicar ainda mais com pavimentos quentes.

Como o corpo do cão de porte pequeno é mais próximo ao chão, além de ter a possibilidade de queimar as patinhas, seu corpo também absorve mais calor vindo do chão. Tente escolher outros ambientes, como parques, para passear seu cãozinho.

 

Passeios na natureza

Cães adoram entrar em contato com sua raiz mais selvagem. Leve-os para parques ou para fazer trilhas, mas sempre fique de olho para ele não entrar em contato com nenhum animal que possa representar um perigo para o seu pet.

Natação e diversão na água

Muitos cães adoram nadar! Porém mesmo que ele saiba nadar e esteja acostumado em estar na água, ele pode facilmente se estressar por algum motivo e perder o controle da situação.

Na seção “Dica de Compra” do Portal do Dog, indicamos duas possibilidades que podem ajudar passeios que incluem diversão na água.

A primeira é um colete salva vidas feito especificamente para cachorros. É importante para que o seu cão tenha mais segurança ao nadar (veja aqui).

A segunda é uma piscininha de plásticos do tipo infantil, para que o seu cão possa se exercitar e se refrescar, mesmo que não esteja acostumado com piscinas fundas. Verifique a quantidade de água, pois para raças do tipo Toy e filhotes, até mesmo uma piscina rasa pode ser grande (veja aqui).

Importante: NUNCA deixe seu cão sem supervisão enquanto ele estiver na água.

Perguntas que podem ajudá-lo a julgar o bem estar do seu cão no passeio:

Meu cachorro parece estar cansado?

Sua gengivas estão ficando vermelhas?

Ele está arquejando muito?

Está muito quente para ele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Empresa



Fundado em 2009, o Hospital Veterinário Itaquera assumiu o compromisso de assegurar o melhor atendimento a todos os animais e a seus donos, oferecendo os melhores procedimentos veterinários baseados no emprego de técnicas modernas e comprovadamente eficazes.

Saiba +

SOBRE A EMPRESA

Fundado em 2009, o Hospital Veterinário Itaquera assumiu o compromisso de assegurar o melhor atendimento a todos os animais e a seus donos, oferecendo os melhores procedimentos veterinários baseados no emprego de técnicas modernas e comprovadamente eficazes.

  • Rua Fontoura Xavier, 849, São Paulo
  • Contato: (11) 2079-1100 / 2073-6474 / 9.8862-6029
  • Email: gerencia@hospitalvetitaquera.com.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

  • 24 horas - 365 dias por anos
  • Para todos os atendimentos que seu animal precisar.