Os principais sinais dos quais devemos procurar um ortopedista é a claudicação (mancar), dificuldade em se locomover, dores ao toque, inchaço em membros e até paralisia num estágio mais grave. A qualquer um desses sinais, procure nosso ortopedista.
Os principais sinais dos quais devemos procurar um ortopedista é a claudicação (mancar), dificuldade em se locomover, dores ao toque, inchaço em membros e até paralisia num estágio mais grave. A qualquer um desses sinais, procure nosso ortopedista.

Ortopedia

Todas as unidades do Hospital Veterinário Popular Itaquera contam com o atendimento de especialistas em ortopedia de cães e gatos. A equipe é formada por veterinários especializados qualificados para atender qualquer tipo de alteração ortopédica e suas complicações.

Estrutura do hospital

O Hospital Veterinário Popular Itaquera possui centros cirúrgicos completos para a maioria das cirurgias ortopédicas, auxiliados por uma ótima estrutura de exames complementares para a identificação das principais doenças que envolvem o sistema ortopédico e motor. Contamos com o auxílio de radiografias, tomografias computadorizadas tomografias com contraste, laboratório clínico próprio para exames de sangue como hemogramas, bioquímicos completos, análise de liquor, análise de líquidos sinoviais, PCRs de doenças Infecciosas que levam a artrites inflamatórias, exames de urina, biópsias e citologias. Além disso contamos com acompanhamento no pós-operatório com fisioterapia, acupuntura, internação e UTI para os pacientes críticos como aqueles com paralisias, dor crônica s ou cirurgias de coluna que exigem repouso absoluto.

Sintomas

Muitos são os sintomas relacionados às doenças ortopédicas. O sinal clínico mais comum é a presença de dor que se reflete em claudicação (manqueira), impotência funcional do membro afetado (não usar a pata), dores diversas, dor na coluna, dificuldade de ficar em pé, dificuldade de caminhar, dificuldade de andar, membro quebrado, pata quebrada, membro fraturado, entre outros.

Doenças mais comuns

Existem várias doenças e mesmo acidentes que necessitam de orientação e apoio do Médico Veterinário especialista em ortopedia. Os animais mais jovens são mais as propensos fraturas e doenças de crescimento, doenças congênitas, com predisposição genética e raciais. Entre essas citamos, osteocondrite dissecante de ombro, necrose asséptica de cabeça de fêmur, agenesia de processo odontoide, displasia altanto-axial, displasia de cotovelo, displasia coxofemoral, fechamento precoce de disco epifisário, fraturas por acidentes, fraturas por queda, pectus escavatum.

Já em animais adultos também encontramos as fraturas por atropelamento, fraturas por brigas, fraturas por queda, fraturas patológicas por câncer, osteomielites, discoespondilite, tumores ósseos que requerem amputação, hérnias de disco, síndrome de Wobbler, artroses, luxação de patela, ruptura de ligamento cruzado de joelho, luxações diversas, síndrome da cauda equina, dores crônicas, fragmentação de processos coronoide entre outras.

Exames

A consulta com o especialista em ortopedia (ortopedista veterinário) ocorre quando o tutor ou o veterinário clínico identifica problemas ou sintomas descritos acima ou mesmo quando percebemos que o animal não está bem, que está mancando ou que está com dor articular, óssea ou mesmo muscular. O ortopedista avaliará o animal e solicitará alguns exames necessários para o correto diagnóstico. Os exames de RX (radiografias), são muito importantes para uma primeira avaliação e para o diagnóstico, como nos casos de fraturas. Tomografias computadorizadas, tomografias com contrastes, ultrassom articular, análise de liquido sinovial, exames de sangue, biopsias ósseas, cultura de osso, histopatológico ósseo, vídeo-artroscopia intra-articular podem ser realizados. Já como a avaliação pré- anestésica, os exames de sangue como hemograma, bioquímico completo (triglicérides, colesterol, glicose, sódio, potássio, cálcio, fósforo, cloreto, ureia, creatinina, perfil hepático: ALT, AST, fosfatase alcalina, GGT, albumina, proteína total, globulinas, bilirrubinas total, direta e indireta), exames de ecocardiograma ou eletrocardiograma e pressão arterial, podem ser necessários para uma anestesia segura e uma recuperação rápida.

O Hospital Veterinário Hospital Veterinário Popular Itaquera oferece tudo isso em um só lugar.

Tratamentos

Assim que fecharmos o diagnóstico, o Médico Veterinário ortopedista vai te orientar sobre o tratamentos e procedimentos necessários para a cura ou controle das diversas doenças ortopédicas. A grande maioria das doenças ortopédicas são tratadas com cirurgias. Cirurgia de amputação, cirurgia de luxação de patela, cirurgia de coluna, cirurgia de hérnia de disco, cirurgia com placa e parafuso, cirurgia com imobilização externa, cirurgia com pino intramedular, cirurgia de denervação coxofemoral, cirurgia de amputação de cabeça de fêmur, cirurgia de displasia de cotovelo, cirurgia de hemilaminectomia ou cirurgia de fenestração, cirurgia de bacia, cirurgia de ruptura de ligamento cruzado com as técnicas TPLO, TTA e transposição da fáscia são as mais comuns e sempre realizadas pela equipe de ortopedia do Hospital Veterinário Popular Itaquera.

Encaminhamentos externos

Os atendimentos com especialistas devem ser agendados sempre com horário marcado. Também atendemos encaminhamento de colegas para consultas e exames complementares.

Atendimento:

As consultas com especialistas são com hora marcada e todas unidades atendem a especialidade de ortopedia. Entre em contato com a unidade que deseja o atendimento para verificar disponibilidade de agenda.

Entre em contato e agende uma consulta