Os exames nos bichinhos vão muito além do raio-x, da ressonância magnética, da tomografia computadorizada e outros tipos de diagnóstico por imagem.
Os exames nos bichinhos vão muito além do raio-x, da ressonância magnética, da tomografia computadorizada e outros tipos de diagnóstico por imagem.

Radioterapia

O Hospital Veterinário Popular Itaquera conta com o atendimento de especialistas em oncologia e radioterapia para cães e gatos. A equipe é formada por veterinários especializados e qualificados para atender todo paciente oncológico que requer radioterapia.

Estrutura do hospital

A Unidade de Radioterapia é um completo centro de tratamento para doenças oncológicas que tem como indicação a radioterapia. O Centro Oncológico do Hospital Veterinário Popular Itaquera conta com consultórios, sala de preparo e recuperação da anestesia, sala de planejamento, sala de comando e de tratamento com Acelerador Linear. O preparo que antecede às sessões de radioterapia inclui a simulação com tomografia computadorizada para o planejamento das aplicações de radiação. Muitas vezes, o paciente oncológico em tratamento radioterápico, realiza quimioterapia ou mesmo cirurgias. Esse paciente oncológico poderá contar com toda a estrutura do Hospital Veterinário Hospital Veterinário Popular Itaquera, incluindo laboratório próprio, internação e UTI, exames de imagem e outras especialidades muitas vezes necessárias no tratamento em conjunto à oncologia.

Sintomas

Os sintomas relacionados às doenças oncológicas são os mais diversos. A presença do tumor pode causar desconforto, dor e alteração de função do órgão afetado. Para as neoplasias inoperáveis, resistentes à quimioterapia ou que não podem ser removidas completamente por cirurgias, a Radioterapia desempenha um importante papel no controle tumoral e na qualidade de vida do paciente. Além disso, ela é indicada em casos paliativos para alívio de dor, desobstrução de vias importante, como a respiratória, e nas manifestações clínicas, por exemplo, nas hemorragias.

Tumores mais comuns

Existem vários tipos de tumores que têm indicação de radioterapia, como:

  • Tumores orais
  • Tumores cerebrais
  • Tumores nasais
  • Tumor de hipofisário
  • Mastocitoma
  • Osteossarcoma
  • Sarcoma de tecidos moles
  • Sarcoma por aplicação
  • Carcinoma de célula de transição em bexiga
  • Carcinoma prostático
  • Carcinoma de tireoide
  • Adenocarcinoma de saco anal
  • Linfoma localizado

Exames

A consulta com o especialista em radioterapia ocorre quando o paciente já tem o diagnóstico do câncer e a indicação para o tratamento radioterápico. Os resultados dos exames de diagnóstico, como citologia e histopatológico, são muito importantes na consulta, pois determina o tipo de tumor a ser tratado. Além disso, os exames de estadiamento da doença, como radiografias, ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, ajudam na definição do protocolo de tratamento. Por último e não menos importantes, são necessários exames pré-anestésicos, como os de sangue e de coração, pois a Radioterapia é realizada com o paciente anestesiado.

Tratamentos

A Radioterapia é uma eficiente modalidade de tratamento para pacientes oncológicos, capaz de destruir células tumorais ao se empregar feixe de radiação ionizante. Na medicina, mais da metade dos pacientes são submetidos à radioterapia em algum momento do tratamento. Na veterinária, essa modalidade foi, inicialmente, limitada pela escassez de centros de tratamento e o tipo de equipamento e técnica utilizados.

Porém, nas últimas duas décadas, com o avanço da tecnologia e a aquisição de equipamentos mais modernos por diversas instituições veterinárias, expandiu-se o uso da Radioterapia no tratamento de tumores em animais. Pela primeira vez no Brasil, um equipamento de alta energia (Clinac 600CD – Varian), capaz de tratar tumores mais profundos e distribuir as doses de radiação de forma mais homogênea, diminuindo, assim, os efeitos colaterais. Além disso, nossa máquina é equipada com colimador Multi-leaf e Sistema de Planejamento (Eclipse VET – Varian), o que permite utilizar técnicas avançadas como IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada).

Encaminhamentos externos

Atendemos encaminhamento de veterinários externos para consultas e exames complementares.

Atendimento:

Os atendimentos com especialistas ocorrem com horário marcado e devem ser agendados.

Entre em contato e agende uma consulta